Os antepassados de Adrião Batalha

Como é do conhecimento da comunidade local a existência de uma das principais artérias viárias, e pedonais, tem o nome de Rua Adrião Batalha.
Apesar desse topónimo – associado a uma pessoa que nasceu, cresceu e faleceu na Nazaré – o nome dessa rua continua a ser mencionado pelos locais como Rua Augusta, topónimo cuja origem ainda não conseguimos justificar.
Contudo, e embora o topónimo se encontre identificado em outras geografias,[1] na Nazaré a questão que se coloca, pensamos nós, é pertinente.
A rua Adrião Batalha existe, mas quem foi Adrião Batalha? Quais os seus antepassados?
“Gente Grada”, como o Dr. João António Godinha Granada avança.
Vejamos:
Segundo o importante estudo do Dr. João Granada, «Adrião Batalha, cujo nome foi dado à antiga Rua Augusta. B. 15.1.1854 f. de Joaquim de Sousa Batalha e Ana de Jesus n.p. Joaquim de Sousa Batalha e Maria de Jesus Pina Sarda n.m. Adrião Ferreira Tormenta e Vicência de Jesus ou de Castro, p.p. Adrião Ferreira Tormenta [supomos ser o avô] e Rosa de Castro.
A avó, Maria de Jesus Pina Sarda, é f.a. de António de Almeida Morte Figueira e de Joaquina Pina, casados em 20.12.1789.»[2]
Ora, seguindo o estudo do Dr. João Granada, estamos em condições de apresentar os antepassados de Adrião Batalha, no que aos avoengos diz respeito:
Assim, segundo os paroquiais:
Adrião Batalha era bisneto pela paterna, de Joaquim Sousa Batalha e Josepha do Sacramento, esta última recebeu o batismo em 4 de Fevereiro de 1760, sendo natural do Sítio.
Pela materna era bisneto de José de Castro, do Sítio, e de Luiza Rebella, da Mata da Torre (Famalicão).
Os pais de Luiza Rebella, trisavós maternos de Adrião Batalha, eram Domingos do Couto e Theodózia Rebella, ambos de Famalicão.[3]

PS( em breve colocaremos mais alguns elementos sobre Adrião Batalha).


[1] http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2012/01/rua-augusta-i.html (acedido em 26/01/2018).
[2] GRANADA (1996:291)
[3] ADLRA, Livro de Batismo da Freguesia da Pederneira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *