Óbito do Governador do Forte de São Miguel Arcanjo*

O saudoso Dr. Saavedra Machado deixou-nos um vasto espólio bibliográfico, além do seu papel cultural, histórico e patrimonial em prol da Nazaré, nomeadamente na direcção do Museu Dr. Joaquim Manso.
Num dos trabalhos que nos deixou dedica o seu estudo ao Forte de São Miguel Arcanjo – “O Forte de São Miguel Arcanjo – Monumento Histórico-Militar do séc. XVII” – Monumento de grande relevância para a comunidade nazarena, em particular, e para o sistema defensivo do litoral ocidental, em geral.
Nesse trabalho, o Dr. Saavedra Machado dedica, entre outros assuntos, toda a atenção aos Governadores do mesmo Forte, sendo que um deles foi Luís Inácio Pereira – filho de Manuel Gomes Pereira – que foi governador do forte, por nomeação régia, a partir de 15 de Julho de 1706.**
É, precisamente, sobre Luís Inácio Pereira que se apresenta o seu registo de óbito:
«Aos desouto dias do Mes de Julho de mil Sete Centos, e quarenta annos faleceo Luis Ignácio P.ª Gov.[ernador] da Fortaleza de São Miguel da Nazareth, viuvo. e casado que foi com Dona Ignes Thiodora Eugenia de Soutto, e recebeo os Sacram[entos] e foi sepultado no adro por de tras , e junto à Sacriptia da Misericórdia de que fis este asento […]»***
Podemos, portanto, inferir que Luis Ignácio Pereira foi Governador do Forte de São Miguel Arcanjo entre 1706 e 1740, ano do seu falecimento, encontrando-se, ainda, sepultado na Igreja da Misericórdia.

* Este texto não dispensa a consulta da obra citada.
**Cf. Op.Cit. p.62.
***http://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1110090, f.15 (acedido em 19/8/2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *