O Matadouro Municipal

 
O Pedra do Porto deve abranger outro tipo de conteúdos que possam contribuir para o conhecimento da história do actual concelho da Nazaré. Aliás, foi essa a premissa que levou à criação deste espaço.
Continuaremos a apresentar conteúdos baseados nos registos paroquiais, mas deveremos também incluir outros que nos pareçam importantes.
A fotografia possui uma força que, cada vez mais, sustenta o velho ditado ” uma imagem vale mais que mil palavras”, embora a escrita seja de primordial e mais necessária investigação, pelo menos a que pretende abordar assuntos de cariz histórico e patrimonial.
Assim, assumido e concordando com esse saber popular, lançamos um novo desafio no Pedra do Porto, a saber:
– Fotografias de Autor – (antigas ou contemporâneas)
– Narrativas
– Testemunhos vivenciais
– Continuidade dos conteúdos baseados em bibliografia e documentação que possam, como tem sido usual neste espaço, relevar e revelar algumas estórias da história deste concelho que em 1912 mudou de nome, mas não de importância histórica.

Deixarei, desta forma, à consideração de cada um dos que acompanham este “espaço” a possibilidade de partilhar esses conteúdos sabendo que a partilha de informação que possa enriquecer o nosso conhecimento é fundamental para uma maior sustentabilidade nas opiniões sobre o nosso passado, o nosso presente e, sobretudo, como base importante na afirmação, e conhecimento, das gerações mais novas.
Assim, seguindo esse raciocínio, aqui fica uma foto de um edifício que teve a sua história mas que não deverá ser omitido perante os que, com menor idade, desconhecem a sua existência, a sua importância num determinado período e tempo para a sociedade e economia do nosso concelho; o Matadouro Municipal da Nazaré.
   

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *