Novos elementos sobre os Governadores do Forte de São Miguel – Nazaré

Já colocámos aqui o óbito do governador do Forte de São Miguel, António Vieira da Silva, que terá falecido em 14/3/1833.
Desta feita, tentaremos recuar no tempo e dar a conhecer outras datas referentes a outros governadores daquela praça defensiva.
Assim, e segundo Saavedra Machado, o primeiro governador terá sido Manuel Gomes Pereira tendo exercido essa função até 1681.
Isto porque, ainda segundo o mesmo autor/investigador, o seu filho José Gomes Pereira, «filho de Manuel Gomes Pereira, é o novo governador do Forte. Obteve nomeação régia por carta-patente de 22 de Dezembro de 1690.»*
Segue-se Luís Ignácio Pereira, também filho de Manuel Gomes Pereira, que é governador do mesmo forte em 1706**
O governador que se segue, parece ter quebrado a sucessão familiar de Manuel Gomes Pereira.
José Caetano de Lafetá e Sousa é o novo governador  daquela praça e terá falecido em 30/10/1806.
Era casado com D. Flávia Feliciana de Lafetá e Sousa e viviam na Pederneira.***
O último governador do Forte de São Miguel foi António Vieira da Silva que, como já referimos, faleceu em 1830, terminando assim o percurso militar do Forte de São Miguel.
Falta perceber se Manuel dos Santos Pereira terá nascido na Pederneira e se foi sepultado em alguma igreja ou adro da mesma localidade. Todos os restantes, segundo os paroquiais, foram sepultados na Igreja Matriz da Pederneira.
O que nos importa para já, não encerrando o assunto, é dar continuidade à pesquisa sobre os governadores do Forte de São Miguel na Nazaré, algo que com a disponibilidade possível tentaremos complementar dando continuidade ao excelente trabalho do grande investigador, defensor da história do Concelho da Nazaré, Dr. António Saavedra Machado, por quem nutrimos profunda saudade.
*MACHADO (2009:62).
**Ib.
***ADLRA-Livro de Óbitos – Pederneira, 1806. Cf., sobre este assunto,GRANADA (1996:416).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *