Isabel de Duetes, uma cirurgiã na Pederneira em 1550

O nosso amigo José Eduardo Lopes Coutinho, responsável pelo blog “Alfeizerão” http://alfeizerense.blogspot.com/, enviou-nos uma notícia deveras interessante sobre uma tal de Isabel de Duetes que foi nomeada cirurgiã na Pederneira por Carta Régia, no longínquo ano de 1550.

A referência a Isabel Duetes aparece numa outra publicação, mais recente, quando se refere que «temos a considerar as autorizações concedidas a Maria Anes (1517), Isabel de Duetes (1550), Isabel Rodrigues e Isabel Alvares (1552).»**

Aqui fica esta notícia, desconhecida da nossa parte, agradecendo ao nosso amigo a simpatia e a disponibilidade de partilhar esta tão interessante informação.

*VITERBO, Sousa, “Notícia sobre alguns médicos portuguêses ou que exerceram a sua profissão em Portugal – Subsídios para a história da medicina portuguêsa”, p. 51, Pôrto, Tip. a vapor da «Enciclopédia Portuguesa», 1915.

**”O rostro feminino da expansão portuguesa: Congresso Internacional realizado em Lisboa”, Portugal, 21-25 de Novembro de 1994, p.94.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *