Forte de São Miguel Arcanjo: Óbito do Governador

No passado dia 19/8/2017 colocámos aqui o registo de óbito do governador do Forte de São Miguel Arcanjo Luís Ignácio Pereira. Desta feita, e após mais alguma pesquisa cujos resultados se pretendem partilhados, encontrámos mais um nome ligado àquele imóvel e com a mesma função, Governador.
Do registo de óbito transcreve-se o que se segue, sabendo que os elementos que por aqui vão desfilando poderão contribuir para o conhecimento da história dos governadores daquela praça defensiva mas também para um estudo genealógico dos mesmos o que, na nossa opinião, se revela de grande pertinência.
Assim:
«Aos quatorze dias do mes de Março de mil oito centos trinta e tres annos em o Sitio de Nossa Senhora da Nazareth desta Freguesia de Nossa Senhora das Areas da Villa da Pederneira faleceu de huma apoplexia de que ontem fora atacado, estando no Forte de S. Miguel, e por ficar privado do uzo da razão, e dos sentido recebeu somente o Sacramento de Extrema Unção António Vieira da Silva capitão Reformado do Corpo da Policia de Lisboa, e actual Governador do dito Forte de S. Miguel do Sitio da Nazareth desta Freguesia, filho de Mathias da Silva, e de Maria Joaquina, da Villa de Porto de Mós, e viuvo de D. Lucinda Rita da Piedade, de SalvaTerra da Rainha, foi seu corpo sepultado na sepultura N.º 12 desta Igreja Matriz, onde lhe fis o officio de nove liçoens, com Missa Cantada pela sua mulher do = que tudo fis este assento, que assignei.
O Vigario António José Ferreira.»*
ADLRA – Livro de Óbitos, Pederneira, 1833, f. 22v, img. 0028. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *