E por altura das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré…

São muitos os registos que mencionam as Festas em Honra de N.ª S.ª da Nazaré. 
Muitos deles relatam acontecimentos menos felizes, situações de pessoas que, vindo em romaria, acabariam por falecer e por aqui eram sepultadas. Este é um dos muitos exemplos:
«Aos quatorze dias do mez de Setembro de mil oito centos trinta, e nove annos em o Sitio de Nossa Senhora da Nazareth, desta Freguesia de Nossa Senhora das Areas da Villa da Pederneira, faleceu sem Sacramentos, por não darem parte, Ignácio Carvalho trabalhador, Marido de Eugénia Maria, do lugar de Trancoso, das vizinhanças de Runa Freguesia de S. João dos Montes, deste Patriarcado de Lisboa, o qual tinha vindo de Romaria a Nossa Senhora, o qual, digo a Nossa Senhora e no caminho adoeceu de infermidade, de que faleceu em a noite de treze p.ª quatorze do d.º em cujo dia foi seu corpo sepultado no Cemiterio, do que fis este assento, o qual assignei.
O Vigário António José Ferreira.»*
*ADLRA-Pederneira, Óbitos, 1839.

2 thoughts on “E por altura das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré…”

  1. Caro José Quitério. As minhas mais sinceras desculpas por só agora estar a responder. Mas o nome que ali aparece é mesmo \”Runa\”, conforme pode conferir no registo em causa, fólio 66. Os meus mais cordiais cumprimentos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *