Dona Herminia de Gorjão Russel da Calçada da Graça – Lisboa

Conforme já referimos, um dos objectivos deste espaço é a partilha de conteúdos que possam ajudar outros a dar continuidade aos seus estudos genealógicos. 
Na verdade a partilha de informação em geral, e neste caso em particular é, na minha opinião, fundamental.
É, pois, na esperança que o que já se colocou neste espaço, e os conteúdos que oportunamente se irão colocar, que partilhamos, também, referências a pessoas que não sendo naturais desta terra para aqui vieram viver ou, como são a maioria dos casos que aqui se apresentam, acabariam por falecer.
Naturalmente que o Pedra do Porto aborda, acima de tudo, assuntos de interesse para a comunidade  do Concelho da Nazaré mas, de quando em vez lá nos surge um ou outro que pode ser importante para uma outra pessoa que não tem as suas origens por estas geografias. É, por isso, que se considera que a partilha de informação é a base da aquisição de conhecimento, seja feita da forma que for.
Posto isto, deixamos a notícia de um óbito de uma Senhora de nome Herminia de Gorjão Russel:
«Aos vinte e um dias do mez de Setembro do anno de mil oito centos noventa e oito, no logar da Praia desta freguesia de Santa Maria das Arêas da Pederneira, Comarca d’ Alcobaça, Patriarcado de Lisboa, ás cinco horas da tarde falleceu sem receber os Sacramentos um individuo do sexo feminino por nome Dona=Herminia de Gorjão Russel, d’edade [de] quarenta e sete annos, cazada com Gabriel da Silva Tavares Russel, moradores na Calçada da Graça, da cidade de Lisboa, e agora a uso de banhos nesta Praia, filha legitima de Francisco Gorjão, e Ignez da Conceição Gorjão natural do Rocio d’Abrantes, deixou filhos, não fez testamento, e foi sepultada no Cemitério publico desta Parochia em logar reservado.* E para constar lavrei em duplicado este assento que assigno. Era ut supra.
O Parocho José Pereira Garcia»**
* Qual a razão de ter sido sepultada em “logar reservado”? 
**ADLRA – Livro de Óbitos da Freguesia da Pederneira, 1898, f. 14v.

2 thoughts on “Dona Herminia de Gorjão Russel da Calçada da Graça – Lisboa”

  1. Posso lhe dar muito mais informacao sobre esta pessoa acima referida pois e minha tris avo. Gostaria que me contacta-se se for possivel pois vai ser muito interessante. Aguardo o seu email. Muito agradecida Ann

  2. Boa noite Ann. As minhas desculpas por só agora estar a responder à sua mensagem. Agradeço a sua colaboração e fico a aguardar o envio de novos elementos sobre a pessoa acima indicada, por forma a actualizar a informação.Pode enviar a informação para: pedradoporto@gmail.comCom os melhores cumprimentos

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *