Apresentação

Em novembro de 1996 iniciávamos o nosso percurso na pesquisa genealógica, solicitando elementos para conhecer alguns dos nossos antepassados.

Desde esse ano até ao presente não deixámos de trabalhar em genealogia, assim como fundamentar muitos dos nossos trabalhos de investigação nas informações constantes nos Registos Paroquiais.

Em 2007 criámos uma empresa com o objetivo de fornecer serviços de cariz genealógico mas, por afazeres académicos, fomos adiando a apresentação e operacionalização desse projeto.

Não se trata, portanto, de uma ideia nova, mas da concretização de um projecto com alguns anos que agora se apresenta, e disponibiliza, perante todos os que possam vir a necessitar dos nossos serviços.

Pedra do Porto: Serviços de Genealogia, fruto da equipa que a forma e do profundo conhecimento das fontes documentais necessárias à pesquisa genealógica, está em perfeitas condições de executar trabalhos de pesquisa genealógica para os fins tidos por convenientes, tendo em conta que quando estudamos a genealogia de uma qualquer pessoa entramos no campo da História e, nesse âmbito, por história deve entender-se algo mais que o simples transporte do peso-morto do passado – acontecimentos, datas memoráveis, dinastias e iconografias, por oposição à naturalidade, de uma determinada prática ou instituição social. (MANDALIO: 2002).

Talvez, por isso, os estudos genealógicos possam desencadear um confronto involuntário de emoções por parte de quem pesquisa – ainda que possa parecer uma simples necessidade de âmbito familiar – mas também se constituem como uma forma, bastante eficaz, de transmitir às gerações mais novas os elementos que presidiram à vivência dos seus antepassados e, por conseguinte, do legado social de que são, agora, testemunhas.

Sejam bem-vindos à:

 Pedra do Porto: Serviços de Genealogia